terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Editora é condenada por se referir a Xuxa como satanista


Antonio

Posso até não simpatizar muito com a Xuxa (se você a conhece por "rainha dos baixinhos", procure se informar sobre o filme Amor Estranho Amor, de 1982, o primeiro filme da carreira dela, no qual ela aparece nua seduzindo um menino de 12 anos, ele está proibido de ser comercializado no Brasil), mas taí uma coisa bem acertada que ela fez e que, se tivesse acontecido comigo, eu teria respondido da mesma forma. Tem gente que precisa aprender a respeitar os outros (veja-se post anterior Tratado sobre a tolerância, de Voltaire) e deixar de usar o nome de Deus para fazer guerra (veja-se o post O Fator Deus, texto do grande José Saramago, contribuição do meu amigo Nilton). Espero que o texto seguinte sirva de complemento para os então citados e, assim como eles, sirva-lhes de reflexão. Um abraço a todos e até a próxima.

A apresentadora Xuxa receberá R$ 150 mil reais de indenização por dano moral da Editora Gráfica Universal. O jornal Folha Universal foi punido por publicar uma matéria afirmando que a apresentadora é satanista e que teria vendido sua alma ao demônio por U$$ 100 milhões, em agosto de 2008. O caso foi julgado pela 6º Vara Cível da Barra da Tijuca e ainda cabe recurso.

Os advogados de Xuxa alegaram que a apresentadora tem uma imagem pública a zelar, principalmente no meio infantil, e que a publicação causou danos morais. A editora se defendeu argumentando que tem direito de informar e que não o fez com abuso, já que os fatos mencionados na reportagem teriam sido publicados anteriormente por outros veículos.

A juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro considera que a reportagem não traz nenhuma informação e, sim, especulações. E que Xuxa não teve a oportunidade de ser ouvida a respeito das hipóteses levantadas na matéria.

A Editora Gráfica Universal foi condenada também a publicar, na primeira página da próxima edição após julgamento da ação, a seguinte manchete: "Em desmentido da publicação do exemplar 855 de 24 de agosto de 2008, Maria da Graça Xuxa Meneghel afirma que tem profunda fé em Deus e respeita todas as religiões".

Fonte: Editora é condenada por se referir a Xuxa como satanista | Notícias - Yahoo! Brasil OMG!. Acesso em: 11/02/2011.

Não é o objetivo do JN Jornal Nerd questionar a veracidade dos fatos, se Xuxa fez ou não o tal pacto com o diabo, se ela crê realmente em Deus e se ela respeita de fato todas as religiões. Como afirmado no parágrafo introdutório, nosso objetivo é promover a reflexão e o debate sobre a notícia.

2 comentários:

Antonio disse...
11 de janeiro de 2011 às 05:17  

A parte que eu mais gostei da notícia foi o final: ela "respeita todas as religiões", coisa que a maioria das pessoas que "tem profunda fé em Deus" não fazem.

Ítalo. disse...
11 de janeiro de 2011 às 05:44  

Se ela é satanista ou não ninguém pode provar, e se for, problema dela. Deus e Diabo são crenças.