quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tratado sobre a tolerância, de Voltaire


Antonio

Hoje pela manhã estive na Escariz do Shopping Riomar e me deparei com um excelente livro sobre o qual tive oportunidade de fazer um trabalho no segundo ano do Ensino Médio: Tratado sobre a tolerância, do filósofo iluminista Voltaire, escrito no século XVIII, época em que conflitos religiosos eram bastate comuns. Nesse livro, Voltaire argumenta a favor da tolerância religiosa. Diante de uma obra tão magnífica a um preço tão pequeno para a sua quantidade de reflexões (estava custando hoje apenas R$ 12,00, a edição que eu comprei foi a da imagem), não hesitei em realizar a compra. Para os senhores terem uma idéia do conteúdo do livro, transcrevo a seguir o trecho que considerei de todos o melhor (alguns podem já tê-lo recebido por e-mail, eu mandei naquele ano, mas nunca é demais relê-lo, porque realmente é muito bom). Para os que possuem o livro, ele se encontra no Capítulo XI - Sobre os abusos da Intolerância.

Um abraço a todos e até a próxima.

Se devemos aprender com alguém como nos conduzir em nossas disputas intermináveis, é certamente com os apóstolos e os evangelistas. Havia motivos para provocar um cisma violento entre São Paulo e São Pedro. Paulo diz expressamente em sua Epístola aos Gálatas [I] que resistiu a Pedro porque este era repreensível, porque usava de dissimulação assim como Barnabé, porque ambos comiam com os gentios antes de chegada de Tiago e em seguida retiraram-se secretamente, e separaram-se dos gentios com receio de ofender os circuncisos. Acrescenta Paulo: “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas [Pedro] na presença de todos: Se, sendo tu judeu, vives como gentio, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”

Esse era um tema de querela violenta. Tratava-se de saber se os novos cristãos se judaizariam ou não. O próprio São Paulo, nessa época, foi oferecer sacrifícios no templo de Jerusalém. Sabe-se que os quinze primeiros bispos de Jerusalém foram judeus circuncisos, que observavam o sabá e abstinham-se das carnes proibidas. Um bispo espanhol ou português que se fizesse circuncidar e observasse o sabá, seria queimado num auto-de-fé. No entanto, a paz não foi perturbada, por causa dessa questão fundamental, nem entre os apóstolos, nem entre os primeiros cristãos.

Se os evangelistas se assemelhassem aos escritores modernos, teriam um campo bem vasto para combater uns aos outros. São Mateus [II] conta vinte e oito gerações de Davi a Jesus; São Lucas [III] conta quarenta e uma, e essas gerações são absolutamente diferentes. Contudo, não se vê nenhuma dissensão surgir entre os discípulos sobre essas contradições aparentes, muito bem conciliadas por vários padres da Igreja. A caridade não foi ferida, a paz foi conservada. Que lição maior para tolerar-nos em nossas disputas e sermos humildes em tudo o que não entendemos!

São Paulo, em sua Epístola a alguns judeus de Roma convertidos ao cristianismo, dedica todo o final do terceiro capítulo a dizer que só a fé glorifica e que as obras não justificam ninguém. São Tiago, ao contrário, em sua Epístola às doze tribos dispersas por toda a terra, capítulo II, não cessa de dizer que é impossível ser salvo sem as obras. Aí está o que separou duas grandes comunhões entre nós [IV], mas o que não dividiu os apóstolos.

Se a perseguição contra aqueles com quem disputamos fosse uma ação santa, cumpre admitir que o que matasse o maior número de heréticos seria o maior santo do paraíso. Que figura faria um homem que tivesse se contentado em despojar seus irmãos e em jogá-los no cárcere, perto de outro, mais zeloso, que teria massacrado centenas deles na Noite de São Bartolomeu? Eis aqui a prova.

O sucessor de São Pedro e seu consistório não podem errar; eles aprovaram, celebraram, consagraram a ação da Noite de São Bartolomeu; logo, esta ação era muito santa; logo, de dois assassinos iguais em piedade, o que tivesse estripado vinte e quatro mulheres huguenotes grávidas deve ser glorificado em dobro em relação ao que só tivesse estripado doze. Pela mesma razão, os fanáticos das Cevenas deviam pensar que seriam glorificados na proporção do número de padres, religiosos e mulheres católicas que tivessem liquidado. Estranhos títulos, esses, para a glória eterna.

Notas:

[I] II, 14.
[II] I, 17.
[III] III, 23-31.
[IV] Católicos e protestantes

VOLTAIRE, François-Marie Arouet. Tratado sobre a tolerância: a propósito da morte de Jean Calas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Esse trecho foi, na verdade, transcrito de outra edição da editora Martins Fontes, a que tive oportunidade de ler pela primeira vez. As notas também são dessa edição.

Read More......

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Você não desperta o interesse das suas amigas. Entenda por quê.


Antonio

Esse texto eu vi num blog que eu achei muito interessante, no mesmo estilo do JN Jornal Nerd, é uma pena que não seja do Blogger, senão adicionaria aqui: Papo de Homem. Há outros textos lá bastante interessantes, como O hábito de rotular pessoas pode matar, mas coloquei esse porque achei mais divertido e porque de repente poderia interessar mais aos senhores. Quem tiver Twitter pode seguí-los pelo @papodehomem.

Um abraço a todos e até a próxima.


Você é um cara gente boa, conversa por horas no MSN, consola suas amigas, está sempre por perto, é sensível, dócil, nunca ouviu falar de uma mulher que não gostasse de flores e chocolate. Considera-se o par perfeito, afinal o que elas precisam é de alguém que cuide, ouça-as com atenção e esteja sempre pronto a dar um bom conselho.

Caso você se auto-descreva desta forma, a tirinha abaixo contém aquilo que precisa ouvir, mas que suas ex-namoradas, amigas ou pegas casuais nunca tiveram coragem de lhe dizer.

Peço que leia com bastante atenção. Há muito mais sabedoria aí do que qualquer conselho afetivo que suas amigas já lhe deram.



Infelizmente não sei quem foi o autor da tirinha, mas se alguém souber, deixe um link nos comentários e agradeçam por mim. ;-)

Read More......

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos


Antonio


Final de ano, final de curso... quem faz curso técnico ou faculdade sabe muito bem o que isso significa: Trabalho de Conclusão de Curso! Eu mesmo estou desenvolvendo um, que vocês podem conhecer nesse site. Uma das observações feitas pelo professor orientador sobre ele foi que a formatação do trabalho não estava de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Foi então que tive que pesquisar na Internet sobre essas normas e venho através desse post compartilhar com vocês o que eu achei.

Os padrões para trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil são regidos pelas seguintes normas da ABNT (se você clicar em um dos links abaixo, será aberta a respectiva norma em uma nova janela):



Dessas, a mais importante é a última, que engloba normas de formatação para todo o trabalho, mas faz referências constatemente às outras.

A Internet está recheada de páginas detalhando os padrões determinados pelas normas ABNT. É bem mais prático buscar a informação destrinchada do que ler diretamente todas as normas. Dois textos que considero muito bons nesse sentido são:


Porém, a melhor opção é procurar no site da própria Instituição de ensino pelas normas exigidas. Muitas vez elas fornecem até os padrões de capa, contra-capa e folha de aprovação já preenchidos.

Um abraço a todos e boa sorte nos seus trabalhos de conclusão de curso! Até a próxima!

Read More......

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Você acha seu trabalho puxado ? Olha pros Japoneses!!!


Estael David de Menezes Neto

Lá , hora extra sem remuneração é uma prática comum e aceita , onde o povo trabalha pra caramba pra ganhar o salário comum e trabalha mais pra mostrar serviço ao chefe que trabalha mais também porquê tem um chefe.... Sabe-se onde isso vai parar: estresse , suicidios , acidentes , dentro e fora do trabalho , loucura , doenças de n tipos. Agradeça por estar no Brasil!!!! (Imagens pegas do site nerdssomosnozes).











Read More......

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Saiba onde reciclar os cartuchos da sua impressora


Antonio

O que fazer com isso depois que não servir mais? Jogar no lixo? Reciclar? Será que dá pra reciclar? Aonde eu devo levar? São algumas das perguntas que nos fazemos quando nossos eletrônicos não servem mais. Pois bem, algo me chamou a atenção quando estive no Shopping Jardins ontem foi um banner da Infranet que dizia que eles reciclavam cartuchos de tinta e toners:


Estou passando aqui pra compartilhar isso com vocês e abrindo o espaço para discussão sobre outros pontos de reciclagem de outros materiais em Aracaju (como, por exemplo, baterias de celulares, pilhas recarregáveis, etc.). Se alguém souber de algum desses, deixa um comentário que vamos publicar aqui no blog, certo?

Abaixo você confere os endereços e os telefones das lojas Infranet em Aracaju (ambas prestam esse serviço).

Um abraço a todos e até a próxima!

Infranet Cartuchos
Av Min Geraldo Barreto Sobral, 215, loja G8 (para facilitar, fica no Shopping Jardins ao lado do GBarbosa)
Bairro Grageru
Aracaju/SE
Telefone: (79)3217-4119

Infranet Suprimentos
Av Desembargador Maynard, 43 (fica na esquina do cruzamento dessa avenida com a Av Hermes Fontes, indo em direção à Av Beira Mar)
Bairro Cirurgia
Aracaju/SE
Telefone: (79)3222-3310

Read More......

Indicações de filmes


Antonio

É, pessoal. Sabem o que quer dizer fim de ano e férias pra quem faz um curso técnico de Informática? Descanso do computador! (para quem está concluindo um então, mais ainda) E para me afastar de vez do computador nessas férias estou atrás de alguns filmes, todos indicações dos meus amigos. Aqui vai a lista completa:

Filmes (34):

  • A Hora Da Estrela
  • A Onda
  • Amor Sem Fim
  • Apocalypto
  • Bastardos Inglórios
  • Cloverfield - The Monster
  • Clube Da Luta
  • Uma Noite Fora De Série
  • Eu Robô
  • Foi Apenas Um Sonho
  • Forrest Gump - O Contador De Historias
  • Histórias De Amor Duram Apenas 90 Minutos
  • Homem De Ferro 2
  • Como Treinar O Seu Dragão
  • Irmãos De Sangue
  • Cartas Para Deus
  • Memórias Póstumas De Brás Cubas
  • Menina De Ouro
  • Milagre De Sant Anna
  • Motoqueiro Fantasma
  • Muito Gelo E Dois Dedos D'água
  • O Grande Desafio
  • O Poderoso Chefão II
  • O Poderoso Chefão III
  • O Ultimo Ano Do Resto Das Nossas Vidas
  • Operação Valkíria
  • Prova De Fogo
  • Por Que Eu Me Casei?
  • Por Que Eu Me Casei Também?
  • Rebobine, Por Favor
  • Scarface
  • Sim, Senhor
  • Uma Linda Mulher
  • Wall-E

Documentários (1):

  • Muito Além do Cidadão Kane

Séries e minisséries (3):

  • Capitu
  • Friends
  • Gossip Girl

Gostaria de saber se alguém tem mais algum pra me indicar. Essas férias quero ficar longe do computador mesmo! Estou precisando.

Um abraço a todos e até a próxima.

Read More......

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Religião não define caráter


Antonio

Se a imprensa não divulgou, "aqui eu posso falar, tô na minha área", como diria Seu Jorge. Empresas de mídia não divulgaram um campanha publicitária que procurava combater o preconceito contra ateus. Uma delas informou que a recusa ocorreu exclusivamente por causa de uma lei municipal, até onde isso é verdade só Deus sabe. A notícia completa vocês podem encontrar aqui. A seguir, as propagandas com suas imagens e seus dizeres, que foram o que me chamou mais atenção (clique para ampliar).



Sou a favor dessa campanha em gênero, número e grau e discordo da idéia defendida pelo jornal de que essas frases incitam ao preconceito ou questionam a existência de Deus, pelo contrário, elas visam justamente combater o preconceito contra os ateus. São um bocado fortes e impactantes, reconheço, mas acho que se você parar pra refletir direitinho, expressam nada mais que a verdade, ainda que não queiramos admitir nossa própria hipocrisia.

Só faço uma ressalva à frase "a fé não dá respostas; ela só impede perguntas". Há de se relativizar um pouco essa afirmação, pois ela provavelmente representa a visão de um cientista ou historiador (já vi muitos deles falando coisas parecidas). Num contexto de Idade Média, onde a Igreja Católica utilizava a fé para subordinar as pessoas, essa frase poderia ter um pouco de verdade. Mas mesmo assim sabemos que quem tem fé na existência de um (ou mais de um) Deus encontra muitas respostas a suas inquietações em suas orações ou rituais religiosos.

Sou a favor, na verdade, de todas as religiões, pois todas eles visam ao bem. Com relação aos ateus, acredito que, se é que o céu existe mesmo, os ateus que eu conheço irão todos pro céu, pois todos os ateus e agnósticos que conheço são excelentes pessoas. E eu não acredito que meu Deus (para os que não me conhecem, eu sou espírita) seja vingativo ou intransigente a ponto de exigir que todos acreditemos nele, senão iremos ao fogo do inferno (rapaz, espíritas não acreditam em céu e inferno, mas enfim). Deus defende em sua palavra o livre-arbítrio. Quem somos nós para julgarmos os ateus e dizermos que eles estão certos ou errados? Aliás, quem somos nós para opinar sobre o que é Deus? Somos tão insignificantes para definirmos Deus com precisão... Eu acho que crenças são crenças, cada um tem a sua, e pronto.

Um abraço a todos e até a próxima

Read More......

domingo, 12 de dezembro de 2010

Estado e Poder - II


Estael David de Menezes Neto







Bom , eu não fui obviamente o primeiro a pensar sobre o porque da criação do estado e como é o poder que atua sobre nós , é claro. Thomas Hobbes e John Locke acreditavam que a sociedade era uma forma dos homens se protegerem deles mesmos , de seus instintos , de sua natureza real , dai se pode abstrair que o governo tinha papel intermediador entre os seres humanos , de forma a regular suas relações , pelo uso das leis e principalmente da força , através da criação de um exército , que pudesse colocar em ordem os locais que não se submetessem a suas leis , como ocorre hoje em dia , sempre com o pretexto de ser a voz do povo , de serem os representantes do povo em busca da felicidade coletiva. Foi Nietzche que disse que o estado era um monstro que profere as maiores mentiras e entre ela está a de dizer que é o representante do povo. Jean Jacques Rousseau não concordava com essa teoria e dizia que aquele que se acha senhor de alguém é tão escravo quanto esse. Dizia em "O Bom Selvagem" , que homem é bom e a sociedade é que o corrompe .

Rousseau disse isso para uma sociedade que achava muito útil as terias de Locke e Hobbes, dai vindo a perseguição a Rousseau , que era um incômodo a elite dominante da época. Bom , como já falado no
1º Post , o conhecimento era para poucos , mas com a introddção da impressão moderna , por Gutenberg , tudo mudou . Os livros que antes eram manuscritos por escribas , monges copistas e pessoas que dedicavam boa parte do seu tempo a prática da escrita agora eram feitos de uma forma mais rápida , eficaz e barata, o que levou a ser uma figura chave para o acontecimento da Renascença , Revolução Científica , Reforma ,além de dar bases para a econômia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem para o povo. Gutemberg abriu caminho para uma nova era , para a era do conhecimento em que estamos . Penso que não havia muito interesse por parte do restante da elite(pois Gutenberg era filho de um rico comerciante) que uma invenção como essa fosse criada , pois geraria pensadores e não apenas bom trabalhadores , como eles querem que sejamos . Isso atrapalharia o andamento dos negócios. Desde o momento que o povo tinha acesso aos livros agora tinha outra coisa a ser pensada pelas classes dominantes: "Bom , como podemos fazer para que eles permaneçam na ignorância sem saberem?" . Começou então uma grande difusão do velho Pão e Circo como se fosse algo modermo, a ser copiado e reproduzido . Vem a moda , perguntas inúteis com hipóteses mais inúteis ainda para a nossa vida , histórias como:" Foi descoberto que o imperador tal tinha a boca torta e por isso só comia mamão!" , "Quem foi o ator tal em vidas passadas?" , "Quantos sapatos tem fulano ou sicrano?" .

Usam a TV , que deveria ser usada como uma forma de instruir as massas , para nos encher de futilidades e nos tirar do foco de nossa vida . O Sentido agora é nos entupir de informações inúteis , bombardeando o cérebro com besteira , para que as poucas informações úteis deixemos passar! É horóscopo , karma , talismãs , cartas , magias , mágicas , vidas passadas e filmes , muitos filmes : A grande maioria inúteis! O cérebro , cheio de informação , acaba tendo de eliminar as antigas para a entrada das novas informações , começando a lavagem cerebral. Nos conectamos em várias vidas que não a nossa : Twitter , Facebook , Orkut , MySpace , Badoo , MSN , formspring... O.K., muitas dessas redes sociais são fundamentais para alguns , mas boa parte do que se fala , é inútil , como se expor na redes , colocar suas fotos e tentar mostrar na maior parte do tempo o quão boa é a sua vida e o quão bonito(a) , legal , inteligente , boa praça , você é! Jogos são aos montes e tenho que dizer que adoro jogar video-game e jogos de PC quando posso , mas é outra maneira de perdermos tempo , mesmo que isso possa ser uam atividade relaxante e anti-estressante , fora benefícios como raciocínio lógico e aplicações na aprendizagem , em sua grande maioria , dos jovens . Mas é como tudo na vida: Tem que ter limite.

Agora a ignorância é mascarada de cultura e as verdades são reveladas pelos que estão no poder , que procuram ser bastante parciais , parecendo não ser . Utilizam a política do medo para mostrar o quão perigosos são os que vem de fora , os que lhes oferecem concorrência , perigo , na verdade . Dai , como heróis de um inimigo que eles mesmos criaram , mostram que a solução é tirar cada vez mais nossa liberdade e direitos , para o nosso próprio bem , da sociedade como um todo. O Estado, que foi criado para criar um mundo melhor agora quer que o mundo melhore o estado , ajudando a enriquecer os ricos e emprobrecer ainda mais os pobres , apelando pelo que temos de mais terrivel: O individualismo. Sabe a diferença entre o ladrão de galinhas e o advogado sem ética rico? Um rouba sem o sem saber das leis e pensa pequeno e o outro rouba amparado pelas leis e sonha grande. Uma caneta de um bom advogado vale mais que o revolver de um ladrão de merceárias , além dos riscos serem muito menores . Precisamos nos unir para sustentar nossas causas , pois nós sim somos o povo . Procure conhecimento , leia livros de pensadores e autores realmente conceituados , não autores de histórias fantasiosas sem compromisso com a realidade . Procure informação útil e tudo se abrirá pra você . Nunca procure o caminho mais fácil , pois pode ser perigoso. Tenha planos para o amanhã , mas seu foco é o hoje e duas palavras: Confiança e Paciência , que tudo lhe será dado no tempo certo.

Read More......

Estado e Poder - I


Estael David de Menezes Neto






Recentemente venho me questionando sobre o quão livre nós somos como pessoas e quais as artimanhas do estado para nos manter subjugados. Antigamente , o acesso a informação de forma menos superficial era privilégio apenas de alguns poucos que tinham tempo e dinheiro para se dedicar aos estudos , se utilizando de seu "ócio" para abstrair sobre as verdades e firmamentos do universo . Ai estão os filósofos , que nos trouxeram questionamentos altamente produtivos sobre as questões existênciais que tantos nos atormentam. Quando não havia explicações plausíveis para o "porque" das coisas , o povo se baseava em mitos , seres com superpoderes muito maiores que os dos mortais , que decidiam se a terra daria fruto ou não , se o sol sairia ou não , se viria chuva ou não . A falta de conhecimento leva as pessoas a delegarem seu livre árbitrio a outros, por medo de agir em prol de si próprio e dos outros , por insegurança , medo. Aos que souberam se controlar , avaliando a si próprio e ao outro de maneira certa , foi concedido o poder . Sun Tzu dizia que aquele que não conhece a si próprio nem ao inimigo perderia cem de cem batalhas . Aos que se conheciam a si próprio mas não ao inimigo esse , para cada batalha ganha perderia uma e os que conheciam a si mesmo e ao inimigo este venceria todas as batalhas. Considero o ser humano um ser social , que precisa interagir com os outros , de se comunicar , de ser entendido , seja qual for a maneira. Todos nós temos certezas e incertezas , temos instintos , temos a nossa carga genética , que em parte define que seremos e temos a razão , que é o que nos diferencia dos outros seres: Para melhor ou para pior. Nos tempos antigos os caçadores detinham o poder de defesa das tribos , dos pequenos aglomerados humanos. Aos que se destacaram em suas funções , os homens delegaram poder para eles , acreditando ser a melhor forma de proteger a si próprio e a todos o que eles amavam. O grande problema da humanidade não os que fazem o mal mas sim os que deixam de praticar o bem , parafraseando algum pensador que não me recordo. Os que chegaram ao poder adquiriram respeito e obtiveram bens e trataram de procurar defender o que tinham adquirido , pelo uso da força , subjugando os que estavam sob seu comando , acreditando ser o melhor para eles. Para se firmar no poder foram criados mitos , histórias que eram contadas entre os integrantes e tinham a seu favor serem passadas por pessoas de altíssima credibilidade. Histórias com fim morais e coercivos , que procuravam defender os firmamentos sociais criados , através de crenças populares alimentadas pelo medo dos que não detinham conhecimento.

Read More......

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Feira de Livros: economia no bolso do consumidor


Antonio

Feira de Livros é sinônimo de economia
Fim de ano é sinônimo de festas, presentes e muitas despesas, com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), matrícula na rede de ensino e principalmente materiais escolares. Fato esse que pesa no bolso dos pais, que se apressam e correm até as feiras de livros espalhadas pela capital, com o objetivo de economizar no final do ano e ainda sobrar um dinheirinho para o início do ano seguinte.

A todo o momento, novas feiras de livros surgem na capital sergipana, como é o caso da I Feira de livros Páginas Coloridas, localizada na rua Tenente Cleto Campelo, nº 314, no bairro 18 do Forte, e que tem como proprietária a dona de casa Maristela Vieira de Melo. A feira teve início dia 22 de novembro e se estenderá até 26 de fevereiro de 2011.

Para Maristela Vieira a feira é em homenagem ao filho
Apesar de estar na sua 1ª edição, a feira já conta com 200 livros, que vão do 2º ano (antiga 1º série do ensino fundamental) até o ensino médio. O acervo ainda dispõe de livros de religião, artes, filosofia e romances. Economizar com preços acessíveis, que variam de R$ 5,00 a R$ 40,00 reais, conscientizar para a conservação do livro e o lado filantrópico, feito através da doação a uma entidade, são os principais eixos que fizeram com que a I Feira Páginas Coloridas fosse criada, nome esse dado em homenagem ao filho de dona Maristela Vieira, que morreu há dois anos, vítima de anemia falciforme.

A ‘Páginas Coloridas' só trabalha pelo sistema de consignação, que é quando o livro é entregue na feira e o dono do livro assina um contrato no qual divide parte do valor com a proprietária da feira. “O dono do livro tem até o dia 26 de fevereiro para retirar o livro caso não seja vendido e ao passar da data, o livro será doado a uma instituição voltada para o tratamento na área de oncologia”, destaca Maristela Vieira.

A proprietária Maristela Vieira ainda enfatiza o benefício da economia para bolso dos clientes. A economia pode girar em torno de 40% a 50%. Um livro novo não sai por menos de R$ 80,00 e aqui ele pode encontrar por R$ 40,00”garante.

Mesma afirmação compartilhada pela dona de casa Maria Genivalda Vieira de Santana, que tem o hábito de freqüentar a feira de livro para comprar e vender os livros. “No colégio onde minha filha estuda já tem a feira de livros. A economia é visível para o bolso dos pais. Ano passado gastei apenas R$ 400,00 reais com os livros de minha filha, sendo que se eu fosse comprar novos, gastaria uma media de R$ 1 mil”, garante a dona de casa.

Feiras de Livros se espalham na capital

Luiza Helena (à esq) pioneira no Siqueira Campos (Foto: Portal Infonet)
“Criei a feira porque tinha dois filhos na escola particular e ficava uma despesa muito grande para comprar os livros escolares. Foi aí que separei uma sala em minha casa e passei a vender livros usados”, destaca Luiza Helena Bezerra Gomes, proprietária da Feira de Livros do Siqueira Campos.

A Feira de Livros da dona de casa Luiza Helena Bezerra foi a pioneira no bairro Siqueira Campos e este ano já completa 8 anos. "Hoje o bairro já conta com outras feiras, mas eu fui a pioneira e ja conto com uma clientela fixa, que em 2009 cheguei a registrar 450 cadastros de clientes", conta satisfeita.

Onde Achar

A I Feira Páginas Coloridas fica localizada na Rua Tenente Cleto Campelo, nº 314, bairro 18 do Forte. Contato: (0xx79) 3236-2977 / 9801-2296. A feira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.

A Feira do Siqueira Campos fica localizada na Rua Vereador João Claro, nº 305, bairro Siqueira Campos. Contatos: (0xx79) 9932-3684 / 9957-3764. A feira fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 19h.

Abaixo, no espaço comentários, você pode publicar outros endereços de feiras de livros.

Fonte: Infonet - Cidade - Feira de Livros: economia no bolso do consumidor. Acesso em: 09/12/2010.

Read More......

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MEC libera consulta a locais de prova do novo Enem para prejudicados por caderno amarelo


Antonio

O MEC (Ministério da Educação) liberou nesta quarta-feira (8) a consulta aos locais da nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os prejudicados pelos erros no caderno amarelo. Até 10 mil testes podem ser reaplicados.

Clique aqui para ver os locais de prova

As provas acontecem no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, a partir das 13h, na cidade onde o estudante fez a primeira prova. O MEC vai avisar até sexta-feira os candidatos que tiverem direito de refazer o exame.

Para acessar o sistema, é necessário usar CPF e a senha de cadastro do sistema.

Última contagem

Apesar de dizer que pode aplicar até 10 mil provas, a última contagem do MEC indicava 2.817 inscritos com problemas -- o critério para refazer a prova é que o candidato tenha tido o problema registrado na ata da sala de prova no dia do exame. O Enem foi aplicado em 116.626 locais de prova. Segundo informações do MEC, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) está "cobrando do consórcio uma revisão efetiva das atas".

Apenas 3 casos em SP

Em São Paulo, há registro de apenas três casos (dois em Itaquaquecetuba e um em Ourinhos). O Estado tinha a maior quantidade de inscritos, 829.751. Os Estados com maior número de casos de problemas com os cadernos amarelos são Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

A nova prova que será realizada pelos prejudicados pelos problemas com o caderno amarelo no dia 15 é a mesma que será aplicada para 17.500 detentos, em 750 estabelecimentos penais em todo o país. Os detentos fazem exame também no dia 16.

Inscritos que se sentiram prejudicados e não foram atendidos pelas alternativas oferecidas pelo MEC podem recorrer à Justiça. A Defensoria Pública prometeu ajuizar uma ação de indenização.

Problemas

Estudantes encontraram questões duplicadas e com ordem trocada no caderno amarelo do exame. Após a questão 29, em vez de vir a de número 30, vinha a 33. A candidata Nohara Matos, 20, de Palmas (TO), conta que teve que fazer a conferência de sua prova com outro caderno de prova. O governo confirmou a existência desses erros em alguns lotes. A gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Enem afirmou que o defeito identificado nos cadernos amarelos está dentro da "normalidade técnica".

O gabarito da prova do sábado também teve o cabeçalho invertido. A prova apresentava as questões divididas entre ciências da natureza e de ciências humanas. O caderno de respostas tinha a mesma divisão de área, mas com ordem trocada. O Inep abriu a possibilidade de que os alunos requeressem a correção invertida do gabarito.

Houve também denúncia de vazamento da prova em Juazeiro. Uma fiscal de prova teve acesso a parte da proposta de redação. Em depoimento de confissão, a professora afirmou que o filho ficou sabendo do texto motivador. A história foi denunciada por um professor de um curso preparatório de Petrolina (PE), cidade vizinha a Juazeiro, a uma emissora de TV da região. Segundo ele, um grupo de estudantes o procurou horas antes do início das provas contando que sabiam qual era o tema da redação. O MEC eliminou o rapaz do Enem e os pais podem ser condenados a até seis anos de reclusão.

Fonte: MEC libera consulta a locais de prova do novo Enem para prejudicados por caderno amarelo - 08/12/2010 - UOL Educação - Enem. Acesso em: 08/12/2010.

Read More......

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

População rejeita mudanças na lei sobre aborto, gays e drogas


Antonio

Às vésperas da prova de redação do vestibular da UFS 2011, é importante que nós estudantes discutamos temas polêmicos, em pauta na atualidade. A seguir apresento uma notícia bastante curiosa que recebi um dia desses no meu Twitter e que demonstra a opinião da população brasileira sobre aborto, casamento homossexual e legalização das drogas (não consegui copiar os gráficos, portanto quem desejar ter uma melhor visualização das estatísticas, sinta-se à vontade para conferir a notícia original). Uma das estratégias para a redação pode ser mostrar a opinião da maioria dos brasileiros sobre o tema na introdução e defendê-la ou criticá-la durante o desenvolvimento.

Quero aproveitar a oportunidade também para convidar todos a darem uma olhada no blog Vou Passar no Vestibular, do qual passei a ser redator recentemente e estarei contribuindo a partir de então com dicas para os vestibulandos.

Um abraço a todos e até a próxima,

Antônio Vinícius

População rejeita mudanças na lei sobre aborto, gays e drogas


Temas polêmicos, que marcaram a campanha presidencial deste ano, foram abordados em pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG

Por Matheus Pichonelli, do iG São Paulo

Eleita presidenta com 55 milhões de votos, a petista Dilma Rousseff pode ter dificuldade em conseguir apoio popular se quiser fazer mudanças nas leis que tratam de temas polêmicos como aborto, direitos dos homossexuais e consumo de drogas. Pesquisa Vox Populi encomendada pelo iG para mapear as expectativas dos brasileiros em relação ao futuro governo mostra que a maioria da população não aceitaria mudanças nas regras que regem atualmente essas áreas.

O aborto, em especial, entrou na pauta da disputa eleitoral deste ano e levou tanto Dilma quanto o presidenciável José Serra (PSDB) a prometerem que, caso eleitos, não promoveriam mudanças nas regras relacionadas ao assunto.

Dilma, que antes de ser candidata havia dado declarações favoráveis à descriminalização do procedimento, viu aumentar, na reta final da campanha, a resistência de setores religiosos à sua candidatura. A petista acabou escrevendo uma carta se comprometendo a manter as leis sobre o tema e “de outros temas concernentes à família e à livre expressão de qualquer religião no País”.

Para 82% dos entrevistados pelo Vox Populi, o aborto não deveria deixar de ser crime no País. Entre os habitantes das regiões Norte e Centro Oeste, 89% defendem a punição de quem pratica o ato, contra 77% no Sudeste, o menor índice. De acordo com o instituo, é mais fácil encontrar quem defenda mudanças na lei do aborto em grandes cidades (19%) do que em municípios menores (9%).

O índice de rejeição à prática do aborto não varia significativamente entre gênero, idade e renda  –  é maior apenas entre eleitores com nível superior: 19%, contra 10% de quem estudou até a quarta série, por exemplo. Os índices de rejeição também são os mesmos entre eleitores de Dilma e Serra (82%) e atingem altos patamares tanto entre eleitores religiosos (86% dos evangélicos rechaçam a ideia) como entre os que dizem não ter religião (78%).

Para 72% das pessoas, o governo Dilma não deveria sequer propor uma lei que discriminalize o aborto – ideia compartilhada tanto por católicos (73%) como por evangélicos (75%) e membros de outras religiões (69%).

União civil entre homossexuais

O Vox Populi mostra que, para 60% da população, a união civil entre homossexuais não deveria ser permitida no País - como prevê a lei atual - contra 35% que defendem o direito. A maior resistência é observada nas regiões Centro Oeste e Norte (69%) e em municípios pequenos (66%); a menor resistência é observada no Sudeste – onde 39% defendem os direitos.

A pesquisa mostra que quanto mais velha é a população, menor a aceitação sobre o assunto (69% dos que tem 50 anos ou mais não aceitam a mudança). Quanto maior a escolaridade, maior também a aceitação: 44% dos quem têm ensino superior apoiam a mudança na lei – e 63% dos que estudaram até a quarta série dizem que homossexuais não podem se unir legalmente.

O menor índice de aceitação à união entre gays é identificado entre evangélicos: 19% (contra 37% dos católicos praticantes e 41% dos católicos não praticantes). Com pessoas de outras religiões, a aceitação chega a 59%.

A rejeição não é exclusiva apenas a entrevistados que se declaram religiosos: 56% dos que afirmam não ter religião também se dizem contra a união civil entre gays – o maior índice, entretanto, é entre evangélicos: 78%. Eleitores que declararam voto em Dilma e Serra têm praticamente os mesmos índices de rejeição à ideia: 36% e 33%, respectivamente.

A pesquisa aponta também que os brasileiros rejutam qualquer proposta de lei para ampliar o direito civil entre homossexuais e igualar a união ao casamento: 63% dos entrevistados se dizem contrários à ideia – entre os evangélicos, o índice chega a 79%.

Ainda segundo o Vox Populi, a adoção de crianças por casais homossexuais não deve ser permitida no País para a maioria dos entrevistados: 61%. A maior rejeição é identificada no Nordeste (70%). A ideia enfrenta maior resistência também em cidades menores e entre eleitores mais velhos.

Quando a pergunta é se o governo deveria propor uma lei que facilite a adoção de crianças por casais gays, a maioria dos entrevistados (64%) diz ser contra. No Nordeste, o índice é de 71% e entre evangélicos, de 77%.

Uso de drogas

O Vox Populi mostrou também na pesquisa que praticamente nove em cada dez brasileiros (87%) são contra a descriminalização do uso de drogas. O índice chega a 93% no Nordeste.

A ideia é quase igualmente rechaçada entre entrevistados de diferentes religiões, idades, escolaridade e preferências políticas. Para a maioria (72%) o governo nem sequer deveria propor uma lei prevendo a descriminalização das drogas – no Sul, a rejeição à ideia de mudança na lei alcança 81% da população.

A margem de erro do levantamento, que contou com 2.200 entrevistas feitas entre os dias 19 e 23 de novembro, é de 2,1 pontos percentuais.

Fonte: População rejeita mudanças na lei sobre aborto, gays e drogas - Política - iG. Acesso em: 06/12/2010.

Read More......

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Direitos humanos, dever do Estado


Antonio

Valores pessoais e crenças são testados, definitivamente, em situações limites ou extraordinárias. Na normalidade, no cotidiano, é fácil (e confortável) se manter em premissas já estabelecidas, na segurança inconteste. Quando a situação muda, radicaliza, e somos confrontados com o diferente, aí vemos o quão resistentes são os nossos valores ou o quanto mudam de acordo com novos elementos.

Nesse possível trajeto de mudança, a tendência é a adaptação das crenças. Ficamos com uma parte que nos interessa e jogamos fora outra parte, adaptando e mutilando, convenientemente. Além disso, esses valores também estão sujeitos aos nossos preconceitos e interesses, a quem nós discriminamos e a quem nós apoiamos.

É nesta lógica que aparecem vozes, aqui, acolá e em todos os lugares, contrárias aos (chamados) direitos humanos.

Quase sempre com chavões automáticos, desprovidos de qualquer filtro intelectual, as vozes em uníssono clamam por sangue, pela vendetta. Essa turba é facilmente reconhecida e repetirá qualquer trocadilho sobre humanos direitos. Separa-se a população em dois grupos antagônicos, aqueles decentes (“eu, minha família e meus amigos”), que merece a proteção do Estado, normalmente na sua face policial (afinal, somos todos trabalhadores, bom pagadores de impostos), e os outros, os desconhecidos, desqualificadamente não-humanos, ou ”não-direitos”.

Essa categoria é fluída e amorfa. Pode caber nela um péssimo motorista que danificou seu carro, um trombadinha que roubou seu celular, uma mulher que aborta ou traficante do Complexo do Alemão. Aquele que, por qualquer motivo, seja visto como uma ameaça não é humano, não merece leis de proteção.

Sobre esse assunto, tão mal compreendido, uma breve explicação é necessária: a luta por aquilo que veio a se chamar de direitos humanos foi uma imensa batalha da sociedade contra o arbítrio estatal. Uma das suas primeiras manifestações modernas pode ter sido na Respublica Christiana e na idéia de igualdade de todos perante deus, e tem seu ápice na Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 1948, pela ONU.

Em suma, versam sobre os que seriam os direitos  fundamentais de cada um e de todos nós.  Estão incluídos o direito à nacionalidade, à propriedade e à liberdade. Mas também à integridade física, a um julgamento justo. Mas se somos os sujeitos desses direitos, quem seria o provedor deles? Esta é a pergunta-chave para que se entenda a questão: o poder público, o Estado.

Exatamente por esse motivo, por ser um ato de proteção do homem face ao gigante poder estatal, é que o outro chavão nauseante é completamente sem sentido: “não vi as pessoas, estas ONGs de direitos humanos fazerem nada quando meu parente foi assassinado por um bandido!”.

Não, senhor! Não viu e não verá nunca. O bandido cometeu um crime previsto no código penal, e ao Estado cabe processá-lo, julgá-lo, e prendê-lo, se for o caso, de acordo com as leis nacionais. Mas e quando é o próprio  Estado, por intermédio de seus agentes, que comete um crime, agindo às margens da lei, que, em vez proteger a vida, decide arbitrária e discricionariamente que aquela ali não pode ser chamada de vida, e assim mata, executa? O que fazer?

É justamente este um dos principais pontos, a defesa da legalidade contra o próprio Estado. Não foram poucas as pessoas que pediram a execução dos traficantes (todos?) que fugiram da Vila Cruzeiro para  o complexo de favelas do Alemão. Queriam que o policial ou o militar decidisse, acima de todas as leis, se aqueles mereciam ou não viver. Queriam que o Estado brasileiro jogasse fora todo o ordenamento jurídico.

As baixas, a morte de inocentes desconhecidos seriam entendidas como um passo necessário, diria até inevitável (não é assim que acontece no resto do mundo, mas vá lá). Queriam, pois aqueles lá no morro são os outros, e não um dos seus. Queriam, pois os outros não têm rosto. Queriam, afinal eles, os outros, não são direitos e não merecem ter direitos. Mas, quem decide, e com base em que?

Queremos, nós, de bem, ser tratados com respeito e dentro da normalidade, termos direitos. Mas para os outros não a lei, e sim a força bruta.

A encruzilhada retórica da claque está construída. Aceite a ação do Estado fora da lei e a decisão instantânea de quem é digno e quem não é, e um dia a espada do Leviatã cairá sobre você, que cometeu uma contravenção de trânsito ou não abaixou a cabeça na hora de falar com uma autoridade, ou que foi “confundido” com alguém perigosíssimo, que, segundo a opinião pública, merecia morrer.

Apoie essas ações e talvez seja última vez que poderá aplaudi-las. O que não se percebe nesse discurso é que a incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro, nos posiciona acima de qualquer arbitrariedade por parte do Estado. Ledo engano. A defesa dos direitos humanos apenas para as tais “pessoas de bem”, o que quer que isso signifique, pode, desafortunadamente, nos colocar no grupo das “pessoas do mal”. Vai depender do poder discricionário, de quem, em um instante, julga e executa.

Fonte: Yahoo! Brasil - Colunistas » Direitos humanos, dever do Estado. Acesso em: 02/12/2010.

Read More......

sábado, 27 de novembro de 2010

Escolha o mascote do Rio 2016


Antonio


Fonte: Yahoo! Brasil - Colunistas » Escolha o mascote do Rio 2016. Acesso em: 27/11/2010.

Read More......

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Britânico pediu para ser enterrado com o celular


Antonio

George Ball, um britânico de 72 anos, morto em um incêndio, foi enterrado nesta sexta-feira (26) junto com o seu celular, cumprindo o seu último desejo: seus amigos teriam que ligar para ele, quando já estivesse dentro do caixão. Ball disse antes de morrer, que seu funeral só poderia continuar se ele não atendesse o celular, pois só assim garantiria que não estava “pregando uma peça”. Centenas de pessoas assistiram ao funeral do homem na localidade inglesa de Bradwell, de acordo com o Daily Telegraph. Ninguém atendeu a ligação.

Fonte: Época – Fala, Mundo » Britânico pediu para ser enterrado com o celular » Arquivo. Acesso em: 26/11/2010.

Read More......

sábado, 20 de novembro de 2010

Alunos estão sem aulas há 8 meses em colégio estadual


Antonio

Eu assisti esta reportagem no SE TV, obtive o vídeo no site do jornal e pensei em publicar aqui. A princípio, hesitei, um pouco pela falta de tempo em transcrever a notícia, mas depois de ler esta notícia no Folha de São Paulo, que denuncia algo parecido no Estado de São Paulo, decidi compartilhar da angústia dos alunos paulistas, mostrando-os que isso ocorre também em Sergipe. A reportagem do SE TV segue transcrita mais abaixo.

A parte que mais me chamou a atenção foi a parte em que a mãe relata que a coordenação disse para ela não se preocupar, que o filho dela seria passado de ano, e ela responde: "como? Sem ter visto nenhum assunto?" Isso demonstra claramente a preocupação da educação pública neste país: formar estatísticas, quantidade, e não educação, qualidade de ensino.

Isso tudo me lembra de um outdoor lançado em 2002, durante a campanha para reeleição do então governador João Alves Filho: o outdoor dizia "75% de aprovação nas escolas públicas de Sergipe". De fato, seria uma vitória, se a média nas escolas públicas sergipanas não fosse 5. Com uma média dessas, a aprovação deveria ser, pelo menos na minha opinião, de 100%! Uma nota 5, quando o aluno poderia tirar entre 0 e 10, demonstra que ele obteve desempenho igual a 50% do esperado pelos professores.

Você não concorda com isso? Faça o seguinte então: determine agora que 50% será a meta da sua vida, faça tudo pela metade. Apresente um rendimento de 50% no seu trabalho, por exemplo. Certamente, seu patrão não vai querer você muito tempo na empresa dele.

Já que a educação pública gosta tanto de estatísticas, permitam-me mostrar uma: no PISA (sigla, em inglês, para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), avaliação internacional aplicada em 2006 em 56 países para aferir-lhes a educação, o Brasil teve um desempenho lamentável. Na prova de matemática, numa escala que vai de um até seis, 73% dos brasileiros estão situados no nível um ou abaixo disso, o que colocou os alunos brasileiros na 53ª posição nessa prova. Em ciências, 61% tiveram desempenho que os colocam abaixo ou somente no nível um. Em leitura (nessa prova a escala vai até cinco), o Brasil ficou na 48ª posição, com 56% dos jovens apenas no nível um ou abaixo dele. Mais estatísticas sobre o PISA você pode conferir nesta notícia da Folha de São Paulo.

Ficam as perguntas no ar: como está o aproveitamento escolar desses 75% aprovados? O que é considerado excelência para a educação brasileira?

Um abraço a todos e até a próxima,

Vinícius


Alunos estão sem aulas há 8 meses em colégio estadual


Uma triste situação: alunos de uma escola da rede estadual estão há 8 meses sem aulas em várias disciplinas por falta de professores.

Reportagem transmitida no jornal SE TV 1ª Edição do dia 11 de novembro de 2010, transcrita por Antônio Vinícius.

Localizada no conjunto Dom Pedro, no bairro José Conrado de Araújo, a Escola Estadual Monsenhor Carlos Carmélio Costa funciona nos três turnos e atende a mais de 600 alunos, mas, segundo as mães, os estudantes do ensino fundamental estão sem aula há 8 meses.

– Está acontecendo isso desde o início do ano letivo. – relata Fátima Souza, dona de casa – Não tem professor pra ensinar e ninguém toma uma atitude nem faz nada.

Por causa da falta de professores, os estudantes passam a manhã no pátio da escola, uma situação que preocupa as mães.

– A diretora disse pra eles "não se preocupem, que a gente vai passar vocês de ano". Mas vai passar como, se os meninos não têm o estudo, né? Não estão ensinando nada às crianças. As crianças estão aí sem nada. Eles vão passar um trabalhozinho e eles vão aprender o quê? – reclama Silvânia Santos.

– Como é que pode? Vai perder o ano todinho do menino, vai ser prejudicado. Por causa de quê? De professor! – reclama Auxiliadora Gomes.

Sem aula, Iaverlane resolveu levar o filho de volta pra casa:

– Tá sem aula, eu estou levando meu filho de volta pra casa, porque não tem professor, quer dizer, vem todo dia pra cá e 8 horas, 8 e 20 o menino está voltando pra casa porque não tem professor. É difícil, viu? Educação está uma negação!

A nossa equipe de reportagem não teve acesso ao interior da escola, que entregou um comunicado.

A diretora da escola Carmélio Costa não quis gravar entrevista, mas confirmou que a falta de professores ocorre desde o início do período letivo, em março deste ano. Ainda faltam professores para algumas turmas, nas disciplinas de Geografia, Ciências, História, Português, Redação, Sociedade e Cultura.

A acessoria da Secretaria de Estado da Educação disse que o problema, que já se arrasta há 8 meses, deverá ser resolvido dentro de 15 dias com a chegada de novos professores para as disciplinas que faltam. Informou ainda que a escola vai fazer um planejamento para repor as aulas perdidas.

“Mas como repor no mesmo ano 8 meses de aulas perdidas?” A resposta: a reposição será no período das férias escolares, e os alunos vão ser, mais uma vez, penalizados.

Read More......

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A filha do deputado


Antonio




Fonte: A filha do deputado | BRASIL de FATO. Acesso em: 19/11/2010.

Read More......

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A modernidade oligárquica de Bruzundanga


Antonio

Quem está estudando para o vestibular da UFS, a essa altura do campeonato já deve ter lido (ou pelo menos conferido algum resumo sobre) o romance Os Bruzundangas, de Lima Barreto, onde o autor critica a República do Brasil, naquela época sob o domínio das elites do sul, chamando-a pelo pseudônimo de República da Bruzundanga e atribuindo-lhe diversos personagens e histórias fictícias que lembram em muita coisa a realidade do nosso país, mesmo nos dias de hoje.

O autor do texto a seguir estabeleceu uma comparação bastante interessante entre o Brasil atual e o Brasil relatado em Os Bruzundangas, usando como base os recentes ataques preconceituosos de paulistas a nordestinos pelo Twitter, que também são comparados, no texto, às diferenças entre o norte italiano industrializado e o sul agrário existentes antes do processo de unificação política da Itália. No final do texto são citadas também outras obras da literatura brasileira que fazem críticas à nossa sociedade.

Sem mais comentários para não dizer o texto todo antes que vocês possam lê-lo, vou ficando por aqui.

Um abraço a todos e até a próxima,

Vinícius

A modernidade oligárquica de Bruzundanga

Quarta-feira, 17/11/2010, por Luiz Ricardo Leitão

As eleições já se acabaram, e tudo continua como dantes na República de Bruzundanga. É claro que os ânimos ainda estão acirrados após mais uma derrota tucana, com manifestos virulentos a circular pelas chamadas ‘redes sociais’ (?!), mas isso não é novidade a leste de Tordesilhas. Desde 1930, se bem me lembro, a burguesia paulista (cujos lucros com a lavoura cafeeira impulsionaram a industrialização do país) se julga a fração mais avançada e cosmopolita destas plagas, avocando para si o direito de gerir esta alucinada experiência periférica de capitalismo. Por isso, não estranho que jovens acadêmicos (?!) de Direito (?!) da terra da garoa escrevam em seu tuíter (arre, égua!) que “nordestino não é gente” e que o melhor favor que se faria a São Paulo seria matar afogado ao menos um desses “porcos imundos” que, segundo escreveu o advogado (?!) André Colli, “devastam as reservas florestais de sua cidade”. Isso sem falar de um grupo de universi(o)tários que logrou redigir um documento com o pomposo título de “São Paulo para os paulistas”, cujo mote seria “defender a cultura paulista contra quem inunda nosso Estado”.

Sob o véu do “regionalismo” misturam-se sem nenhum pudor diversos traços bastante singulares da formação socioespacial do país, cujo capital industrial e financeiro possui raízes no secular negócio da agroexportação (vulgo agro business, na língua da matriz). Embora se creia superior aos velhos coronéis do Nordeste, a burguesia cafeeira bandeirante nada mais é do que uma fração ‘moderninha’ do desigual e diferenciado processo de evolução capitalista da colônia. O mote não é exclusivo destas plagas: na Itália do séc. 20, a burguesia toscana, ao Norte do país, também se atribuiu uma posição de vanguarda, tratando de estigmatizar ao máximo os ‘rudes camponeses’ do Sul, em especial os napolitanos, odiados pelas elites de Milão & Cia.

Muita gente se ocupou desse mote nas letras tupiniquins, desvelando em obras memoráveis de nossa prosa de ficção aspectos indivisos desse processo. A maior contribuição desses narradores foi, sem dúvida, evidenciar ao público que os vícios e defeitos imputados ao nosso povo são, o mais das vezes, mera refração de vezos históricos das classes dominantes de Bruzundanga, tão bem descritas no limiar do século 20 pela pena irreverente e implacável de Lima Barreto. A bem da verdade, a desfaçatez e cinismo de nossas elites já viera à luz nas páginas lapidares de Memórias póstumas de Brás Cubas, do genial Machado de Assis, um sinhozinho crescido no ocaso do regime escravocrata. E ela reaparece de forma despojada e sincrética na figura de Macunaíma, em quem muitos pretendem ver um símbolo do povo brasileiro, ainda que não fosse esta a intenção de Mário de Andrade, que, com rara lucidez, reconhecia ser impossível estabelecer uma síntese de brasilidade nas primeiras décadas do século 20.

De minha parte, nunca hesitei em identificar nesse “herói sem nenhum caráter” um signo óbvio das elites brasileiras, convertido por um hábil ideologema em ícone das classes populares. Para tanto, basta ler com maior atenção a obra que Mário escrevera um ano antes, Amar, verbo intransitivo, um pequeno romance de formação da burguesia bandeirante.

Já em São Bernardo, de Graciliano Ramos, o narrador atribui dinamismo e força a um caboclo arrivista, o fazendeiro Paulo Honório, cujo empreendimento terminará por sucumbir à sua própria voracidade, ao passo que o latifúndio moroso e inabalável do velho coronel jamais perde seu valor. Quem quiser entender um pouco mais a política brasileira, carecerá de reler com outros olhos essa parábola do selfmade man tropical, incapaz de adivinhar, ao seu redor, a velha fábula da modernidade oligárquica, em que o novo, o mais das vezes, é apenas a roupagem de que o velho se serve para que tudo permaneça como dantes ao sul do Equador.

Luiz Ricardo Leitão é escritor e professor adjunto da UERJ. Doutor em Estudos Literários pela Universidade de La Habana, é autor de O Campo e a Cidade na Literatura Brasileira e Noel Rosa: Poeta da Vila, Cronista do Brasil.

Fonte: Análise | BRASIL de FATO. Acesso em: 17/11/2010.

Read More......

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Novas esfinges são achadas em avenida que unia templos de Luxor e Karnak


Kelvin Mendes

Cairo, 15 nov (EFE).- Uma equipe de arqueólogos descobriu 12 novas esfinges, estátuas com corpo de leão e cabeça humana ou de carneiro, na antiga avenida que unia os templos faraônicos de Luxor e Karnak, a 600 quilômetros ao sul do Cairo,

Segundo um comunicado do Conselho Supremo de Antiguidades estas esculturas datam da época do último rei da 30ª dinastia (343-380 a. C.).

A avenida, ladeada por uma dupla fila de esfinges que representavam o deus Amon, tem cerca de 2.700 metros de comprimento e 70 de largura e foi construída por Amenhotep III (1372-1410 a.C.) e restaurada, posteriormente, por Nectanebo I (380-362 a.C.).

Por outro lado, os arqueólogos descobriram também um novo caminho que une a avenida onde foram achadas as estátuas, com o rio Nilo.

A nota explica que, até o momento, só foram desenterrados 20 metros dos 600 que compõem o novo caminho, e que continuam as escavações para descobrir o resto deste trajeto, construído com pedra de arenito, um sinal da importância que tinha em seu tempo, esclarece o comunicado.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawas, explicou que o caminho achado era o que se utilizava para transferir em procissão a imagem do deus Amon em sua viagem anual ao templo de Luxor, para se encontrar com a imagem de sua mulher Mut.

Além disso, esta via era utilizada pelo rei quando participava de cerimônias religiosas, segundo Hawas. EFE

Fonte: Novas esfinges são achadas em avenida que unia templos de Luxor e Karnak .

Acesso em: 16/11/2010

Read More......

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Enem 2010: Correção de acordo com cabeçalho do cartão já pode ser solicitada


Antonio

Os participantes do Enem 2010 que desejarem optar pela correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta das provas aplicadas no sábado, dia 6/11, já podem acessar o requerimento em http://sistemasenem2.inep.gov.br/correcaoprova/. Para isso, será necessário informar o CPF e a senha, cadastrados no ato de inscrição. Uma vez confirmado o requerimento de correção, não será possível cancelar ou refazer a solicitação. O sistema estará disponível até às 23h59 do dia 19/11, e todos os pedidos serão atendidos.

Ao digitar os dados requeridos, serão mostrados na tela do computador o nome completo do candidato, o CPF e o número de inscrição, com a mensagem “solicito que meu cartão-resposta seja corrigido considerando a marcação dos itens de 01 a 45 como questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a marcação dos itens 46 a 90 como questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias”.

Saiba mais:
Em que caso devo preencher o requerimento solicitando correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta?

O requerimento deve ser preenchido se você, no primeiro dia de prova, sábado, preencheu o cartão-resposta considerando seus cabeçalhos e não a ordenação numérica da prova.

O que vai acontecer se eu preencher o requerimento?

Se você preencher o requerimento, seu cartão-resposta será corrigido considerando as questões de 01 a 45 como de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e as questões de 46 a 90 como de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Eu posso preencher o requerimento e depois reconsiderar?

Não. Uma vez preenchido o requerimento, ele não poderá ser cancelado ou reconsiderado. Por isso, bastante atenção na hora de preencher.

Eu preenchi o cartão-resposta seguindo a ordem numérica do caderno de questões. Preciso fazer alguma coisa?

Não. Seu cartão-resposta será corrigido normalmente, considerando a numeração dos itens no caderno de questões.

Eu recebi a prova amarela com defeito ou tive algum outro problema no dia da aplicação. Devo preencher o requerimento?

Não. O requerimento é exclusivo para solicitar a correção de acordo com o cabeçalho do cartão-resposta. Outras eventuais ocorrências serão tratadas pelo Inep, a partir dos registros dos aplicadores nas atas de sala.

Fonte: Inep. Acesso em: 12/11/2010.

Read More......

Enem 2010: Inep divulga gabarito oficial das provas


Antonio

Candidatos entram para segundo dia de prova do Enem 2010 em SP

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os gabaritos dos dois dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 nesta sexta-feira (12).

Prevista para o dia 9 de novembro, a liberação do gabarito foi proibida pela Justiça. Na manhã desta sexta, o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem 2010.

1º dia do Enem 2010

A primeira etapa do Enem, realizada em 6 de novembro, teve grau de dificuldade de médio para fácil. Mas a extensão da prova – 90 questões distribuídas em duas áreas de conhecimento e cinco disciplinas (ciências humanas – geografia e história; ciências da natureza – biologia, química e física) – tornou a tarefa exigente. Essa foi a avaliação dos professores de cursinho ouvidos pelo UOL.

“Em geral, as provas foram diversificadas e abrangentes nas temáticas de cada disciplina, exceto a prova de biologia em que predominou ecologia”, disse o coordenador do curso e colégio Etapa, Edmilson Motta.

Entre os estudantes ouvidos pela reportagem, as opiniões foram diversas. Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, os inscritos consideraram a prova fácil, mas extensa. Já os estudantes de Salvador, a prova estava difícil.

Gabarito com cabeçalho trocado, erros de impressão no caderno de prova e problemas de trânsito marcaram o primeiro dia do Enem.


2º dia do Enem 2010

A prova do domingo do Enem 2010 foi bastante parecida com a do ano passado. "O exame trouxe pouco avanço na busca pela convergência de conteúdos com a compreensão de textos e raciocínio – proposta adotada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) desde o ano passado”, afirmou o coordenador do curso e colégio Etapa, Edmilson Motta.

“Os textos ficaram mais enxutos, como o ministro (da Educação, Fernando Haddad) havia pedido, mas não tanto quanto deveriam”, avalia. Considerando a prova como um todo, as questões foram fáceis. “Mas o conjunto a torna pesada e exigente”, disse Motta.

Os candidatos consideraram a segunda prova mais fácil, de modo geral, do que o exame do dia anterior. O tema da redação – trabalho na construção da dignidade humana – foi bem recebido.

O teste de língua estrangeira (inglês ou espanhol), introduzido neste ano, não apresentou dificuldade para candidatos que fizeram a prova em São Paulo. “Achei a parte de inglês fácil porque não exigia tanta tradução dos textos”, diz Amaina Vieira Barreto, 20. Ela afirma que gostou de uma questão que trazia uma letra de música, por achar o tema “bem atual”.

No domingo, foram aplicadas as provas de matemática, linguagens e códigos e redação. Sábado foi dia de ciências da natureza e ciências humanas.


Batalha judicial

O Enem 2010 foi marcado por disputa judicial. A Justiça suspendeu o Enem 2010. No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.

Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.

Depois da suspensão em 1ª instância, o MEC e o Inep questionaram a amplitude da decisão, ao que a juíza esclareceu que todo o processo deveria ficar suspenso. Isso incluía a divulgação do gabarito no final da terça-feira e a abertura de sistema de reclamação sobre o preenchimento dos gabaritos, previsto para a quarta (10).

Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem. "A prova tem que ser nula, independentemente de qualquer coisa", afirmou o procurador, que defende uma apuração criteriosa das responsabilidades pelas falhas.


No dia 11 de novembro a AGU protocolou o recurso contra a suspensão do Enem. Nesta sexta-feira (12), o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região, sediado na capital pernambucana.

MEC e AGU ainda vão definir quem serão os inscritos com direito a refazer a prova.

Read More......

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enem: serviço de reclamação para quem preencheu gabarito invertido está suspenso


Antonio

A página para que os estudantes que preencheram o gabarito de forma invertida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 está proibida por decisão da Justiça Federal a respeito do exame. O serviço entraria no ar nesta quarta-feira (10). Com a suspensão do exame, a divulgação do gabarito e todos os processos ligados ao exame estão cancelados.

O MEC (Ministério da Educação) deve recorrer da decisão por meio da AGU (Advocacia Geral da União) até a próxima segunda-feira (15). O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams acredita que a nova primeira parte da prova para os estudantes inscritos que foram prejudicados não fere o princípio legal de igualdade de oportunidade entre os alunos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"Número menor a cada dia"

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira que o número de alunos afetados com falha no caderno amarelo é "menor a cada dia". Segundo ele, conforme a apuração feita pelo Inep avança, a estimativa é de que o número esteja bem abaixo dos 2.000 alunos inicialmente estimados.

“Já não são dois mil, a cada dia este numero cai. Há 12 acasos em Sergipe, alguns poucos casos no Paraná, sobretudo em Curitiba”, disse o ministro após reunião com o presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante.

PF investiga suspeita de fraude

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, afirmou nesta segunda-feira (8) que a Polícia Federal irá investigar se os problemas registrados durante a aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram motivados por algum tipo de fraude.

O exame, realizado no fim de semana, foi marcado por erros de montagem de um dos quatro cadernos de prova - de cor amarela - e problemas no cabeçalho das folhas de resposta. A PF foi acionada também para apurar o uso de celulares e da rede de microblogs Twitter durante as provas.

Entenda o caso

Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.

Fonte: Enem: serviço de reclamação para quem preencheu gabarito invertido está suspenso - 09/11/2010 - UOL Educação - Enem. Acesso em: 09/11/2010.

Read More......

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enem 2010: resumo dos acontecimentos


Antonio

Ao invés de publicar mais e mais notícias no blog sobre o Enem 2010, decidi condensar todas as informações disponíveis até agora em apenas uma. Espero que gostem do resumo. Os links para as notícias originais encontram-se ao longo do texto.



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 foi aplicado no sábado (6) e no domingo (7) para 4,6 milhões de estudantes em todo o Brasil. No sábado, os alunos foram avaliados em ciências humanas e ciências da natureza, e no domingo, em matemática e linguagens e códigos. No domingo também fizeram a redação, cujo tema foi trabalho e dignidade. Os cadernos de prova dos dois dias já foram divulgados na segunda (8), mas o gabarito oficial deve sair apenas nesta terça (9) e os resultados individuais estão previstos para a segunda quinzena de janeiro.

Os problemas no primeiro dia de prova

No primeiro dia de prova, foram identificados problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos.

Parte dos cadernos da prova amarela – cerca de 21 mil – veio com erros de impressão e de montagem, havia questões repetidas e faltantes. No entanto, havia cerca de 370 mil cadernos sobressalentes que poderiam ser trocados pelos fiscais no momento em que os candidatos perceberam o erro.

Já na folha em que os estudantes marcaram as respostas das questões, o cabeçalho das duas provas estava trocado. O exame do primeiro dia teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos participantes. De acordo com o Inep, logo que o erro foi percebido houve uma ordem para que todos os fiscais das 113 mil salas de aplicação orientassem os candidatos a seguir a ordem numérica da prova impressa.

Houve divergências quanto à orientação que os estudantes receberam dos fiscais em todo o Brasil, mas, em coletiva de imprensa em Brasília no sábado, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo Enem, Joaquim José Soares Neto, garantiu que nenhum estudante seria prejudicado, no caso de ter sido mal orientado.

O vazamento de informações no segundo dia de prova

Mensagens foram sido enviadas pelo Twitter por alunos que ainda estavam dentro da sala de prova do Enem, por celular. O Ministério da Educação ameaçou processar esses estudantes. Com linguajar inapropriado, a assessoria de comunicação do MEC disse em seu Twitter oficial que estava "monitorando" os candidatos: "Alunos que já 'dançaram' no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los". Essa mensagem foi esclarecida posteriormente diante da polêmica gerada entre os alunos que haviam reclamado da prova no dia anterior.

Enquanto fazia a prova, um repórter do Jornal do Commercio, de Pernambuco, entrou na sala de aula com um celular ligado no bolso, foi até o banheiro e passou o torpedo com tema da dissertação do Enem. O repórter também quebrou outra proibição e levou um lápis de madeira para fazer a prova. Possivelmente, ele será processado juntamente com os alunos que postaram mensagens sobre o Enem em redes sociais.

Além disso, um candidato que fazia prova do Enem no campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte, foi preso pela Polícia Militar ao ser flagrado por fiscais fotografando a prova com um aparelho celular. O MEC confirma o incidente. Ele repassava as fotos a um celular de fora do local de provas e em seguida, recebia as questões resolvidas no seu aparelho.

O posicionamento da OAB, do MPF e da Justiça Federal sobre o Enem

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo (OAB-SP), o erro de impressão gráfica seria motivo suficiente para anulação do exame.

A DPU (Defensoria Pública da União) deu um prazo de dez dias para que o MEC atendesse ao pedido de anulação e reaplicação do primeiro dia do Enem 2010 ou tomasse as providências que julgasse necessárias para a regularidade do exame. Caso o MEC não cancelasse o exame, a defensoria iria entrar com uma ação civil coletiva na Justiça Federal, pedindo o cancelamento da prova aplicada no sábado.

A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou o argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos. Ainda segundo a decisão, a disponibilização do requerimento aos prejudicados pelos erros no caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas não resolveriam o problema; e novas provas poriam em desigualdade os candidatos remanescentes.

O posicionamento da gráfica

A gráfica RR Donnelly More Editora e Gráfica Ltda foi escolhida para imprimir as provas do Enem 2010. O valor total do contrato é de R$ 68.831.000,00. Na segunda, ela divulgou uma nota em que diz o defeito identificado nos cadernos amarelos estava dentro da "normalidade técnica".

"Em que pese o impacto e a abrangência desse episódio, o defeito encontrado representa um índice de 0,003 sobre as quase 10 milhões de provas impressas, estando absolutamente dentro da normalidade técnica. [...] Nesse sentido e tendo em vista que todos os tipos de provas possuem exatamente o mesmo conteúdo em 4 ordenações distintas, tendo sido concretizadas as substituições previstas nos procedimentos de aplicação, não entendemos o fato como fora da normalidade", afirma a nota.

Durante a aplicação do primeiro dia do Enem,a gráfica diz ter identificado que, em um dos lotes de produção, houve um "problema de processo", resultando "na impressão de 33 mil cadernos de provas com um defeito de ordenação". Desse total, afirma a RR, 21 mil foram "efetivamente distribuídos".

A resposta do MEC à Justiça Federal

Em resposta à decisão da Justiça Federal de determinar o cancelamento do Enem 2010, o MEC (Ministério da Educação) informa que a "igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da TRI-Teoria de Resposta ao Item".

O ministério espera que a juíza reconsidere a decisão do cancelamento. Caso isso não ocorra, irá recorrer do cancelamento. O MEC argumenta que a TRI "permite a comparabilidade no tempo" e cita como exemplo provas aplicadas em momentos distintos em 2009: uma ocorreu em virtude das inundações ocorridas no Espírito Santo; outra, foi aplicada em presídios.

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, foi cauteloso na avaliação do processo do Enem 2010. Nos últimos dias, Joaquim José Soares Neto, presidente do Inep, autarquia da pasta responsável pelo exame, declarou que o exame deste ano foi um "sucesso".

Finalmente, haverá cancelamento do Enem?

O Ministro da Educação disse que o MEC não pretende aplicar novamente a prova pois considerou o número de problemas baixo e espera que a decisão da Justiça Federal do Ceará de cancelar o exame seja revogada.

De acordo com Haddad, o Inep ainda investiga o número exato de candidatos prejudicados, mas que, até a tarde de ontem, o número de casos estava abaixo da estimativa inicial de 2.000 estudantes. Foi identificada apenas uma escola inteira em Sergipe que não conseguiu trocar as provas com questões repetidas ou faltando, além de outros casos, isolados, em todo o país.

Para Haddad, a realização de uma segunda prova não atrasaria a divulgação dos resultados do exame. Os custos da reaplicação serão arcados pela própria gráfica. Ainda segundo ele, a prova tem custo de cerca de R$ 39 por aluno inscrito e, pelo formato da elaboração do teste e a rapidez do processo logístico de elaboração, impressão e distribuição, um novo exame poderia ser realizado dentro de um mês com esses alunos prejudicados.

Assim, o Inep estuda aplicar uma nova prova do Enem 2010 apenas para quem foi prejudicado pelos erros no caderno amarelo em 27 e 28 de novembro ou em 4 e 5 de dezembro.

O que os candidatos que se sentiram prejudicados devem fazer?

A partir de quarta-feira (10), os estudantes que preencheram o gabarito de forma invertida o caderno de respostas do sábado poderão requerer correção especial no site do Enem. O prazo vai até 16 de novembro.

Além disso, veja abaixo quais instituições fornecem contatos para reclamações dos estudantes que se sentiram prejudicados durante o Enem.
  • Ministério Público: O Ministério Público Federal tem canais de denúncia em seus sites. Clique aqui para saber o endereço eletrônico do MPF em seu Estado. Em São Paulo, as reclamações podem ser feitas aqui.
  • Defensoria Pública: Os alunos que se sentiram prejudicados com as falhas do Enem 2010 podem entrar em contato com a DPU pelo e-mail: enem2010@dpu.gov.br. As informações podem ajudar a Defensoria, caso o órgão mova uma ação coletiva na Justiça Federal.
  • OAB: recomenda que alunos procurem o Ministério Público, para uma ação coletiva.
  • UNE: A União Nacional dos Estudantes (UNE) montou uma central para receber reclamações de estudantes também. Os candidatos podem entrar em contato com a entidade pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone (11) 2771-0792, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Read More......