quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Normas ABNT para trabalhos acadêmicos


Antonio


Final de ano, final de curso... quem faz curso técnico ou faculdade sabe muito bem o que isso significa: Trabalho de Conclusão de Curso! Eu mesmo estou desenvolvendo um, que vocês podem conhecer nesse site. Uma das observações feitas pelo professor orientador sobre ele foi que a formatação do trabalho não estava de acordo com as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Foi então que tive que pesquisar na Internet sobre essas normas e venho através desse post compartilhar com vocês o que eu achei.

Os padrões para trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil são regidos pelas seguintes normas da ABNT (se você clicar em um dos links abaixo, será aberta a respectiva norma em uma nova janela):



Dessas, a mais importante é a última, que engloba normas de formatação para todo o trabalho, mas faz referências constatemente às outras.

A Internet está recheada de páginas detalhando os padrões determinados pelas normas ABNT. É bem mais prático buscar a informação destrinchada do que ler diretamente todas as normas. Dois textos que considero muito bons nesse sentido são:


Porém, a melhor opção é procurar no site da própria Instituição de ensino pelas normas exigidas. Muitas vez elas fornecem até os padrões de capa, contra-capa e folha de aprovação já preenchidos.

Um abraço a todos e boa sorte nos seus trabalhos de conclusão de curso! Até a próxima!

2 comentários:

por Luma Pinto Oliveira disse...
26 de dezembro de 2010 às 13:35  

onde que aperta pra seguir seu blog, hein? =p

Antonio disse...
4 de janeiro de 2011 às 03:54  

Olá Luma! Obrigado pelo seu interesse em seguir nosso blog! Nem tinha observado isso, mas já coloquei uma seção de seguidores, você pode ir lá agora.

Complementando o post, para quem possui BrOffice.org, instruções de como formatar o trabalho podem ser encontradas nas páginas 27 a 31 da 18ª edição da Revista BrOffice.org:

RB 18 | BrOffice.org - Natal Solidário

Quem utiliza Microsoft Word pode obter uma noção de como fazer o mesmo nesse site (as instruções estão incompletas, não abrangendo todo o trabalho):

Como formatar uma monografia pelas normas ABNT do início ao fim [Parte 1] | FazendoAcontecer.net

Lamento não publicar um link completo para as instruções no Microsoft Word, mas é por que esse foi o mais confiável que eu encontrei. Sugestões são bem-vindas.

Um abraço a todos e até a próxima.