domingo, 7 de novembro de 2010

Uso de relógio e lápis no Enem continua proibido, diz Justiça


Antonio

A proibição ao uso de relógio e lápis no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 está mantida. Nesta sexta-feira (5), a Justiça indeferiu o pedido de liberação do uso desses objetos, feito pelo MPF/ES (Ministério Público Federal no Espírito Santo). Para fazer o exame, o candidato deve levar uma caneta esferográfica preta de tubo transparente, o documento original com foto e o cartão de confirmação de inscrição.

Na decisão, a juíza Maria Cláudia de Garcia Paula Allemand se diz "convencida da inexistência de perigo de dano irreparável ou de difícil reparação e de qualquer ilegalidade no ato administrativo perpetrado [a proibição] pelo Inep".

Alimentos – como água, chocolate e barras de cereal – não têm restrições e podem ser levados para a prova.

Entenda o caso

O MPF/ES havia entrado com ação civil pública contra o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para que os candidatos do Enem pudessem utilizar relógio mecânico, lápis, borracha e apontador. De acordo com as regras do exame, os estudantes não podem levar esses objetos para a prova.

O Ministério Público havia entendido que a proibição "não era razoável" e questionou o instituto sobre como os estudantes seriam informados sobre as horas. Segundo o MPF, o Inep disse que haverá três sinalizações: uma para o início da prova, uma a 30 minutos do término e uma para o final do exame.

Para o MPF, essa metodologia era insatisfatória e a ação foi ajuizada. Em resposta, Inep informou que o MPF "não compreendeu as informações prestadas, e continuam convencidos que o procedimento – proibir ingresso em local de prova com relógio – garante maior segurança ao Exame".

Como se preparar

O Enem exige uma "preparação de São Silvestre", a famosa corrida paulistana de fim de ano. "Comparo [o Enem] a uma maratona, em que o controle da energia é fundamental para o atleta. No Enem também é assim: se ele optar por estudar muito na véspera, vai ficar tão cansado que o que ele ganhou de conhecimento ele vai perder em atenção na prova", explica o professor Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa.

Cuide também da alimentação. Segundo Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista do centro de atendimento e apoio ao adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), as refeições nas vésperas da prova não podem ser diferentes daquilo que o estudante já está acostumado. “O importante é que você siga sua rotina. E que ela seja saudável”, afirma.

No dia anterior, por exemplo, ele deve esquecer álcool e energéticos. “Com álcool, você pode amanhecer com ressaca, mais desidratado. O energético é uma loucura: pode causar taquicardia, suor. Não é recomendado tomar nada que você acha que vai dar alguma ajuda milagrosa. O milagre é ter estudado ao longo dos anos”, diz a nutricionista.

Se você é do tipo que alivia a tensão revisando conteúdos, dê atenção a alguns tópicos interdisciplinares, como energia, lixo e atualidades.

Enem 2010

O Enem 2010 acontece nos dias 6 e 7 de novembro. Mais de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para participar do exame esse ano: exatamente 4.611.441 candidatos são esperados para as provas.

A estrutura é a mesma do exame do ano passado. O Enem vai abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.

No primeiro dia do exame, um sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas. A prova começa às 13h (horário de Brasília) e vai até as 17h30. No domingo, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e da redação.

A prova, que adotou novo modelo no ano passado, vai ser utilizada por pelo menos 24 universidades federais como forma única de ingresso em 2011. O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) será usado por 38, seja para preencher todas as vagas, seja para preenchimento parcial. O sistema deve começar a rodar no dia 20 de janeiro.

Fonte: Uso de relógio e lápis no Enem continua proibido, diz Justiça - 05/11/2010 - UOL Educação - Enem. Acesso em: 07/11/2010.

0 comentários: