domingo, 7 de novembro de 2010

Enem 2010 continua neste domingo


Antonio

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 acontece neste final de semana. A partir das 13h (horário de Brasília) deste domingo (7), acontecem as provas de matemática, linguagens e códigos e redação. Ontem, foi dia de ciências da natureza e ciências humanas.

Hoje, os candidatos terão até 18h30 para responderem às questões. O exame terá duas provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos. A estrutura é a mesma do exame do ano passado.

A prova, que adotou novo modelo no ano passado, vai ser utilizada por pelo menos 24 universidades federais como forma única de ingresso em 2011. O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) será usado por 38, seja para preencher todas as vagas, seja para preenchimento parcial. O sistema deve começar a rodar no dia 20 de janeiro.

O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, será usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.

Falhas no primeiro dia

Gabarito com cabeçalho trocado, erros de impressão no caderno de prova e problemas de trânsito marcaram o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. O exame foi aplicado das 13h às 17h30 do sábado (6).

Antes de sair para a prova

No almoço no dia da prova, muitos recorrem ao macarrão, que dá energia. Mas há prós e contras. “Claro que não pode fazer um ‘pratão’ de macarrão, que vai dar aquele sono”, diz o professor de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Assis, Paulo Motta. “Para metabolizar esse carboidrato, precisa-se de vitaminas do complexo B. Você pode comer um macarrão e mais uma fonte de fibras, ou uma salada antes, ou uma fonte protéica”, afirma Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista do centro de atendimento e apoio ao adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

É preciso prestar atenção, também, ao trânsito – que pode ficar complicado em torno dos locais de prova. O candidato deve se programar para sair com antecedência de casa, com tempo para superar um eventual contratempo. Em São Paulo, a SPTrans vai reforçar a frota de ônibus no domingo, e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar as principais vias da cidade. Se o estudante mora na capital paulista, precisa ficar atento, também, a dois eventos que podem complicar o trânsito: o Salão do Automóvel, em Santana (zona norte), e a corrida de Fórmula 1, em Interlagos (zona sul). Neste último caso, há vias no bairro que estão bloqueadas. Por isso, algumas linhas de ônibus devem ter alterações de itinerário.

Lembretes para a prova

  1. Documentação: levar documento original com foto e cartão de confirmação de inscrição (se você não recebeu o cartão pelos Correios, pode imprimir uma segunda via no site do Inep.
  2. Horário: portões serão fechados às 12h55 (horário de Brasília).
  3. Horário de verão: nos Estados que não têm horário de verão, as provas começam ao meio dia. Em Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre, a prova começa às 11h.
  4. Preenchimento: na hora de preencher a folha de respostas, não se esqueça de marcar a cor do seu caderno de provas.
  5. Pode e não pode: o único material permitido é a caneta esferográfica transparente e de cor preta. Relógio, celular e lápis estão proibidos.

Durante a prova

O Inep liberou as “comidinhas” durante a prova. Mesmo assim, nem pense no chocolate. “Existem métodos mais saudáveis que o chocolate, que é fonte de gordura. O ideal é que você tenha fontes de carboidrato. Bolacha integral sem recheio, barra de cereal, ‘cookie’ sem gordura. Fruta seca ou mesmo uma fruta natural”, enumera a nutricionista.

Segundo Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa, o principal fator de "perda de pontos" no exame é a falta de atenção na leitura dos enunciados, de acordo com pesquisa feita no cursinho. Uma leitura desatenta leva à escolha da alternativa errada, uma vez que, em boa parte das questões, a resposta já está dada na própria pergunta.

O segundo fator de perda de pontos na prova, também ligado ao cansaço, é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma Carvalho.

Fonte: Enem 2010 continua neste domingo - 07/11/2010 - UOL Educação - Enem. Acesso em: 07/11/2010.

0 comentários: